segunda-feira, 6 de junho de 2011

A eclosão da guerra

A eclosão da segunda guerra mundial ocorreu principalmente pelo sentimento de vingança da Alemanha com relação aos países que lhe impuseram o Tratado de Versalhes cujo as exigências eram muito humilhantes – indenização, devolução e “cedimento” de terras, proibição de terem exércitos fortes, etc.
Contudo, a guerra aconteceu pelo conjunto de problemas e não apenas por um só. Só em 1939 que esse conjunto de problemas “explode” com a Alemanha invadindo a Polônia, pois mesmo antes de tudo, esses dois países já haviam relações tensas e com o estabelecimento de uma fronteira entre eles (também era uma exigência do Tratado de Versalhes) começou-se os conflitos.
Os alemães ambiciavam as matérias-primas da Romênia, do Cáucaso, da Sibéria e da Ucrânia; essa era a razão da sua expansão para o leste e eles só estavam conseguindo isso por causa da opção europeia (era melhor uma expansão nazista do que uma soviética).
Contudo, essa guerra começou na ilegalidade: com o fortalecimento do armamento alemão. Em 1935, fizeram alianças com a Itália fascista, Japão, Espanha e anexaram-se à Áustria.
Depois Adolf Hitler assinou um acordo de não-agressão e neutralidade de cinco anos com Stalin, o ditador da URSS.
Logo com a ainda ambição de conquistar o “corredor polonês” cuja Polônia não estava disposta a ceder, a Alemanha invadia o país, houve uma guerra relâmpago com a derrota polonesa e a consequente eclosão da guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário