segunda-feira, 6 de junho de 2011

Brasil na Segunda Guerra Mundial

O Brasil participou da Segunda Guerra Mundial junto aos Aliados - União Soviética, os Estados Unidos e o Império Britânico-, mesmo que a sua ditadura fosse fascista naquele momento – Estado Novo.
Em de fevereiro de 1942, iniciou-se o lançamento de torpedos submarinos alemães e italianos nos navios brasileiros, pois o Brasil tinha aderido as regras da Carta do Atlântico, transformando a neutralidade brasileira apenas em uma simples teoria. Depois de muito tempo, em agosto de 1942, sofrendo com esses ataques de torpedos, é declarada oficialmente guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista por parte do Brasil.
Nessa época, era um país com uma grande parcela de analfabetos, não era quase nada industrializado, com uma economia voltada para exportação de commodities, de política isolacionista e sem uma infra-estrutura industrial-médico-educacional que pudesse suprir as nescessidades da guerra. O Brasil se viu impedido de seguir em frente e teve de passar por muitos momentos difíceis nessa época, podemos citar o exemplo da Força Expedicionária Brasileira que só foi enviada para a luta dois anos após a declaração e com apenas 25 mil homens, no que estava previsto para ser 100 mil.
*Fonte: http://www.google.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário