segunda-feira, 6 de junho de 2011

A batalha de stalingrado

A Batalha de Stalingrado ocorreu na cidade de Stalingrado, localizada na Rússia. Entre alemães e soviéticos. Foi a batalha mais sangrenta de toda a história, marcou a segunda guerra mundial com 1,5 milhão de mortos, muitos feridos e como o início da derrubada do nazismo.
Tudo começou em 19 de agosto de 1942 com um ataque aéreo sobre Stalingrado, porque ela era o principal parque industrial da região do rio Volga e se os alemães a dominassem o avanço estaria permanentemente garantido. Houve muita resistência por parte dos habitantes da cidade, pessoas sem experiência nenhuma em batalhas comandavam as tropas.
Em um momento da guerra, nove décimos de Stalingrado estavam tomados pelos alemães graças a técnica de guerra alemã: blitzkrieg.
Em novembro de 1942, o exército soviético, comandado pelo general Chikov inicia a retomada da cidade que sofria com a guerra, não poupando nem os civis e cortando o abastecimento de alimentos. Enquanto as tropas alemãs comandadas por Hitler, estavam obrigadas a continuar sem se render.
Pouco antes do fim da batalha, Paulus foi promovido para o cargo de marechal-de-campo por Hitler com a condição de permanecer neste até a morte; nenhum marechal-de-campo havia se rendido até então.
Mas, Paulus não aguentou e rendeu-se com o que sobrou do exército nazista em 2 de fevereiro de 1943. Esse era o fim da Batalha de Stalingrado com a vitoria dos soviéticos e o início da queda da Alemanha.
*Fonte: Google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário